O evento exclusivo apresentou soluções práticas para fortalecer a segurança digital no setor público, com foco em desafios como escassez de mão de obra, restrições orçamentárias e estruturação estratégica.
O 1º Encontro de Cibersegurança da e-Safer, realizado no dia 02 de abril, no Restaurante Floresta, em Rondônia, foi um verdadeiro sucesso. O evento, fechado para convidados do setor público, reuniu gestores de TI, líderes de infraestrutura, redes e desenvolvimento de instituições como TRE-AC, MP-AC, TJ-AC, DER-RO, DETRAN-RO, SEDUC-RO, TRE-RO, SEDAM, IDARON, TJRO, SEFIN-RO, IPERON, SESDEC, SETIC, Grupo Rovema e Prefeitura de Porto Velho.
Segurança pública digital em foco
O evento teve como objetivo principal apresentar soluções para os desafios recorrentes da cibersegurança no setor público:
- Como estruturar e operar uma área de cibersegurança eficiente
- Estratégias para superar restrições orçamentárias e burocracia.
- Como escolher e implementar soluções adequadas ao seu cenário.
- A importância da cultura de segurança digital no setor público.
Durante a noite, os participantes acompanharam palestras técnicas e estratégicas de empresas líderes globais em cibersegurança, como WatchGuard e Cequence Security, além da própria e-Safer, responsável pela organização do evento.
WatchGuard apresenta soluções práticas para órgãos públicos
A WatchGuard destacou soluções adaptadas à realidade do setor público, com foco em proteção avançada e fácil gestão.
“É essencial ir além do firewall tradicional. A WatchGuard oferece soluções robustas, fáceis de gerenciar e totalmente adaptadas à realidade dos órgãos governamentais”, afirmou Renata Gomes, Engenheira de Vendas da WatchGuard.
Entre os destaques da WatchGuard, estão:
AuthPoint – Autenticação Multifator simples e eficiente, que protege o acesso a sistemas críticos.
ThreatSync (XDR) – Visibilidade centralizada e resposta automatizada a ameaças, ideal para equipes reduzidas.
NDR – Netowork Detection and Response: Monitoramento a nível de rede buscando ameaças e comportamentos anômalos e também fornece Relatórios de Conformidade como: ISO27001, NIST, Cyber Essentials, etc.
Gestão em Nuvem – Administração unificada de todos os recursos de segurança, sem complexidade.
Cequence Security oferece assessment gratuito para APIs
Fernando Salla, Diretor de Vendas LATAM da Cequence Security também celebrou a adesão do público ao evento:
“Foi muito importante realizar um evento de cibersegurança nesta região do país. O setor público tem um papel estratégico na transformação digital do Brasil, e proteger APIs é fundamental nesse processo”, afirmou.
Durante sua fala, ele anunciou uma iniciativa exclusiva para os participantes do evento:
“Estamos disponibilizando um assessment gratuito e personalizado de segurança em APIs. Com ele, os órgãos saberão quantas APIs realmente possuem, onde estão expostas e se estão seguras.”
O que está incluso no assessment:
- Visão do atacante sobre os recursos expostos
- Identificação de servidores, domínios e provedores não autorizados
- Detecção de vulnerabilidades em APIs públicas
- Relatório executivo com insights acionáveis e recomendações práticas
e-Safer oferece soluções escaláveis e sob medida para o setor público
Quem também comemorou o sucesso do evento foi Eraldo Lima, Especialista em Processo Licitatório da e-Safer:
“A alta adesão e o engajamento dos participantes nos mostram que estamos no caminho certo. A e-Safer se coloca à disposição para apoiar os órgãos públicos com soluções e serviços que se alinhem às suas necessidades reais.”
Eraldo destacou que mesmo com as limitações orçamentárias e operacionais típicas do setor público, é possível avançar em maturidade cibernética com planejamento e apoio especializado:
“Mesmo com orçamento apertado e falta de especialistas, dá pra começar a cuidar da cibersegurança de forma estratégica — e sem complicação. O ponto chave é ter uma parceira que entenda do cenário e saiba orientar as decisões desde o início. É aí que a e-Safer faz toda a diferença.”
“Nós entramos junto com o órgão, entendemos o contexto, ajudamos a definir prioridades e propomos um caminho prático e viável. E o melhor: entregamos tudo como serviço. Ou seja, não é preciso investir em licenciamento de ferramentas ou time de especialistas. A e-Safer oferece as soluções necessárias em formato de serviço, o que facilita a implantação de camadas de segurança de forma escalável e sob medida.”
“Com isso, mesmo diante de limitações, o órgão consegue avançar na maturidade cibernética, proteger seus dados e serviços, e fazer tudo isso com planejamento, foco e eficiência.”
GRC como base para o planejamento estratégico de segurança
Durante o evento, a e-Safer também anunciou a disponibilização gratuita do módulo de assessment da solução de GRC RiskOne, que permitirá aos participantes:
- Avaliar o nível atual de maturidade cibernética
- Identificar riscos e vulnerabilidades
- Gerar relatórios com dados concretos para basear o planejamento estratégico de segurança digital
Essa abordagem orientada por dados visa permitir escolhas mais assertivas de investimento, alinhadas à realidade de cada órgão público.
Um marco para a cibersegurança no setor público
O evento deixou claro que, mesmo diante de desafios estruturais, o setor público pode e deve evoluir em maturidade cibernética. Com apoio técnico, soluções sob medida e ações estratégicas, é possível tornar o ambiente digital das instituições governamentais mais seguro, resiliente e preparado para o futuro.