Atualmente, não é preciso ir muito longe para exemplificar o quando a Inteligência Artificial está fazendo parte do nosso dia a dia. Desde assistentes virtuais em nossos smartphones até sistemas de reconhecimento facial, ela está revolucionando a forma como interagimos com o mundo e os impactos ao nosso redor.
Essa área da ciência da computação busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecimento de fala, aprendizado, resolução de problemas e tomada de decisões. Esses sistemas são construídos a partir de algoritmos que, por sua vez, são programados para processar grandes quantidades de dados e aprender com eles, ajustando sua funcionalidade e melhorando seus resultados ao longo do tempo.
É importante se adequar e entender o funcionamento dessa nova tecnologia, para que possamos utilizá-la ao nosso favor e alinhar nosso trabalho com as perspectivas novas que as IAs oferecem, fazendo com que tudo funcione de forma mais rápida e mais eficiente.
Quais os tipos de IA existentes?
No ano de 2023, iremos presenciar a continuação de inovações e a adoção de Inteligência Artificial através dos mais diferentes tipos de indústrias. O amálgama de poderosas e novos tipos de IA levarão a sua democratização, possibilitando que as organizações e negócios possam superar seus desafios com a ajuda da tecnologia, além da integração de IA com fluxos de trabalho para manufatura, por exemplo, como forma de aumentar a qualidade do produto e manter a produtividade em alta.
Vamos entender melhor alguns dos tipos de IA que estão disponíveis atualmente e as principais características de cada um deles:
- IA Generativa: A Inteligência Artificial generativa é um conjunto de algoritmos que é capaz de gerar conteúdo ‘novo’ – como fotos, audio, ou texto – através de uma análise de dados pré-existentes. As IAs mais poderosas possuem modelos que são treinados com uma enorme quantidade de dados para que possa identificar os padrões entre ele e assim realizar diversas tarefas.
Um exemplo de IA generativa é a GPT-3.5, que pode responder perguntas, criar resumos, grandes quantidades de texto e fazer análises. Outra é o DALL-E, um modelo que pode ser adaptado para criar imagens, expandir as bordas de uma imagem existente ou até mesmo criar variações.
- IA sustentável: Não podemos entender a Inteligência Artificial como uma solução, mas ela pode fornecer um escopo de trabalho que consegue juntar vários esforços para mitigar os impactos negativos no meio ambiente e até mesmo impactos sociais de sistemas de IA na forma em que eles são desenvolvidos, desenhados e implementados nos dias de hoje.
A ideia é criar um ciclo com práticas e recompensas que podem habilitar uma transição para uma “IA Verde”: sistemas que seriam construídos e utilizados com o conhecimento do impacto de carbono que eles causam, ao contrário da “IA Vermelha”, que são sistemas construídos e utilizados somente com objetivos de performance em mente.
- IA ética/responsável: A Inteligência Artificial ética ou responsável está ligada a guias e princípios que lidam com valores fundamentais, incluindo direitos individuais, privacidade, não discriminação e não manipulação. Ela possui grande importância em considerações éticas que determinam usos legítimos e não legítimos da inteligência artificial. Organizações que aplicam esse tipo de IA possuem políticas claras e processos de revisão bem definidos para assegurar a aderência a essas orientações.
Mas a IA Ética não se limita somente ao que é permitido por lei. Limites legais sobre o uso de IA garantem um limite mínimo de aceitabilidade, enquanto a IA ética coloca políticas que vão além dos requerimentos legais para garantir o respeito a valores fundamentalmente humanos. Por exemplo, algoritmos de IA para conseguem manipular pessoas para engajarem em comportamento auto-destrutivo podem parecer legais, mas não representam a Inteligência Artificial Responsável ou Ética.
Como elas podem ajudar na empresa?
Depois de saber um pouco mais sobre os tipos de IA disponíveis, também é importante entender de que formas elas podem se aplicar na sua empresa e ajudar a melhorar os processos em curso.
Vamos começar então, com a IA Generativa, que pode aumentar a eficiência de tarefas repetitivas como emails, códigos ou resumos de grandes documentos, devido a suas capacidades de geração. Além disso, ela também consegue personalizar experiências para uma audiência específica com chatbots, ou anúncios personalizados de acordo com o comportamento.
Já a IA sustentável traz as iniciativas de elevar modelos menores, priorizando a escolha de estratégias alterfnativas para implantação e o menor tempo de funcionamento, local e hardware, de forma que os sistemas possam diminuir a quantidade emitida de carbono e ficarem mais eficientes.
A Inteligência Artificial tem o potencial de ser usada para diversos propósitos, e os benefícios dos usos éticos são numerosos e significativos. A IA Ética pode ajudar as organizações a operarem com mais eficiência, produzir produtos mais limpos, reduzir impactos ambientais nocivos e aumentar a segurança pública. Leis e regulamentações geralmente são insuficientes para garantir o uso ético da IA sozinhas. Cabe aos indivíduos e organizações – bem como àqueles que desenvolvem e fornecem ferramentas e tecnologia – a praticarem IA ética, obrigação que vai além da emissão de declarações e que devem ser tomadas com políticas específicas aplicadas ativamente.
Por onde começar?
Depois de tudo isso, já é possível entender que a IA pode ser muito benéfica para sua empresa. Mas por onde começar? Como implantar? Agora é o momento de ter uma visão de cima sobre os processos da sua organização, avaliar as estratégias e entender como você pode melhorar a experiência dos funcionários e dos clientes.
Um chatbot poderia ajudar? Será que seus funcionários possam por tarefas muito repetitivas? Existe algum tipo de monitoramento sendo realizado, tanto no quesito segurança quanto operacional?
Algumas ferramentas específicas e centros de respostas como SOC e NOC podem ser o suficiente para você, mas talvez algo mais específico seja o adequado. Converse com nossos profissionais para entender melhor o tipo de estratégia que combina com o seu tipo de negócio. Estamos há muitos anos ajudando as empresas nesse tipo de decisão, e possuímos as opções mais avançadas no mercado. Confira agora mesmo!