O NIST framework é uma referência global em segurança da informação. Recentemente, ele recebeu uma atualização significativa, que enfatiza a importância da governança como um dos seis elementos fundamentais para garantir a eficácia das medidas de segurança cibernética. O destaque desse elemento reflete a necessidade de uma abordagem holística para a cibersegurança, destacando sua importância para o sucesso das iniciativas nesta área.
Vamos entender melhor as ameaças relacionadas ao Brasil e quais os elementos fundamentais para garantir a eficácia da proteção da sua empresa e dos dados sensíveis que o seu negócio.
Quais os desafios de segurança que as empresas enfrentam atualmente?
Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas é o aumento das superfícies de ataque cibernético em potencial. Segundo o estudo da Global Cybersecurity Leadership Insights, conduzido pela EY, 52% dos Chief Information Security Officers (CISOs) apontam o aumento das superfícies de ataques como um desafio significativo. No Brasil, essa preocupação é compartilhada por 54% dos entrevistados.
Tecnologias como computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e AI/ML são identificadas como os principais vetores de risco para a cibersegurança empresarial nos próximos cinco anos. De acordo com um relatório da Trend Micro referente ao primeiro semestre de 2023, o Brasil se posiciona como um dos países mais vulneráveis a ataques cibernéticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A empresa reportou o bloqueio de 85,6 bilhões de ameaças em todo o mundo apenas neste período. Portanto, com o constante aumento dessas ameaças, a gestão eficaz de segurança cibernética se torna uma necessidade contínua.
Esse imperativo se aplica a todas as empresas, não importa o tamanho ou a área em que atuam. Mesmo que sua organização esteja dando os primeiros passos de cibersegurança ou aquelas que já possuem uma estratégia em andamento, é preciso utilizar o conjunto de práticas descritas pelo NIST e manter uma atualização constante na sua segurança, pois as tecnologias evoluem todos os dias, mas as vulnerabilidades também.
Por meio de uma governança robusta, as empresas podem manter suas estratégias de cibersegurança ativas e atualizadas, além de estabelecer expectativas claras e políticas de gestão de riscos. Além disso, você consegue manter seus funcionários informados sobre as melhores práticas, e eles conseguem agir de forma adequada ao lidar com riscos em todos os pontos de contato da empresa com o ambiente externo.
O que é e como funciona o NIST Framework?
O NIST, ou National Institute of Standards and Technology, é uma agência estadunidense que atua como parte do Departamento de Comércio. Fundada em 1901, seu objetivo é promover a inovação e a competitividade industrial através da promoção de padrões de medição, tecnologia e ciência.
Uma das principais áreas de atuação é a elaboração de padrões e diretrizes de tecnologia da informação e segurança cibernética. Um desses padrões é o Cybersecurity Framework (CSF), um conjunto de diretrizes, práticas e recomendações destinadas a ajudar organizações de todos os tamanhos a fortalecer suas posturas de segurança. Agora, quando olhamos para esse conjunto, seis elementos em especial se destacam: a identificação, proteção, detecção, governança, resposta e recuperação.
Recentemente, foi publicado o Cybersecurity Framework 2.0, uma nova versão da estrutura que se aplica a todas as organizações, independentemente do seu tamanho, setor ou maturidade tecnológica, e com o objetivo de incluir a governança como elemento imprescindível. Ela engloba a compreensão do contexto organizacional, a criação de um framework de cibersegurança, a gestão do risco por parte dos fornecedores, a atribuição de funções e responsabilidades, o estabelecimento de políticas internas e a supervisão da estratégia de segurança cibernética.
Agora, vamos conferir em mais detalhes os outros elementos fundamentais para a segurança cibernética de acordo com a versão 2.0 do NIST Framework:
Identificação: Esta função consiste na compreensão dos riscos de segurança enfrentados pela empresa. Isso implica em mapear e compreender todos ativos e superfícies de ataque da organização, como dados, hardware, software, sistemas, instalações, serviços e riscos relacionados aos fornecedores. Sabendo quais são as ameaças, fica mais fácil fazer uma estratégia de como neutralizá-las ou evitar que elas causem riscos maiores dentro da empresa.
Proteção: Essa função refere-se ao uso de dispositivos e medidas para gerenciar os riscos de segurança cibernética da organização. Aqui entram ferramentas e softwares que podem te ajudar nesse processo.
Detecção: Nesta terceira função, falamos sobre os esforços para identificar e analisar possíveis ataques e comprometimento. Isso é realizado por meio de monitoramento e identificação de anomalias nos sistemas e outros eventos adversos que possam sugerir a ocorrência de ataques ou incidentes cibernéticos. Essa função é essencial para que seja possível criar uma estratégia de resposta a incidentes eficaz.
Resposta: Falando em resposta a incidentes, chegamos às ações tomadas para conter os efeitos de uma vulnerabilidade. Isso inclui o gerenciamento do incidente, análise, mitigação, relatórios e comunicação apropriada. Alertas que acionam as pessoas corretas para que as medidas de contenção possam acontecer o mais rápido possível, a qualquer momento do dia ou da noite.
Recuperação: Finalmente, depois de conter a ameaça, temos que recuperar os ativos e dados afetados por esse ataque. O objetivo é restaurar a normalidade o mais rápido possível para minimizar os impactos e evitar interrupções nas operações da empresa, pois momentos pequenos como esse podem acabar custando muito caro para as organizações.
Essa metodologia é eficaz e pode ser colocada em prática a qualquer momento! A e-Safer possui um arsenal à sua disposição. Nossa equipe especializada leva a segurança cibernética a sério e consegue te ajudar a implementar medidas para reduzir tanto a probabilidade quanto os impactos de possíveis ataques.
Entre em contato com nossa equipe para entender como nossas soluções e ferramentas podem te ajudar em todos esses processos, e você ficará sempre informado e seguro de que, no caso de alguma ameaça ser identificada, sua equipe já possui um plano de resposta e vai conseguir recuperar seus dados de forma rápida e segura.