A indústria do turismo tem passado por uma transformação digital muito grande nos últimos anos, e tem se reerguido novamente após tomar uma grande baque devido aos anos de pandemia. No entanto, um risco antigo ainda assombra as agências de turismo e os milhões de turistas que estão planejando suas férias ao redor do mundo: a clonagem de dados. Por envolver grandes transações de dinheiro e lidar com vários tipos de reservas, a quantidade de dados sensíveis coletados e trocados por mês é enorme, e ameaça não apenas a privacidade dos indivíduos, mas também acarreta em grandes perdas financeiras.
À medida que os consumidores utilizam aplicativos e plataformas online para serviços como hospedagem, aluguel de veículos, etc. os hackers encontram novas oportunidades para se infiltrar em sistemas vulneráveis. Os tipos de ataques são diversos, como phishing e até mesmo exploração de brechas de segurança. Portanto, para evitar esses cenários assustadores, é crucial que viajantes e empresas do setor turístico adotem medidas preventivas robustas.
Para te ajudar a proteger seus dados em um momento de descanso, neste blog vamos analisar e entender estratégias e dicas essenciais para proteger seus dados, desde a utilização de redes Wi-Fi seguras, até a necessidade de verificar a autenticidade dos sites de reserva e aplicativos que você utiliza.
Como acontece a clonagem dos dados?
Desde abordagens mais técnicas até engenharia social, as ameaças e fraudes podem vir de todos os lados, sendo em sites ou até por email, mensagens de texto e telefonemas. Preste muita atenção em comunicações ou mensagens suspeitas que solicitam dados dos usuários como senhas, números de cartão de crédito e informações pessoais de forma irregular, sem que esteja acontecendo durante a compra ou dentro de uma plataforma confiável.
Também é possível que seu cartão seja clonado em leilões e máquinas manipuladas. Essa é uma forma mais difícil de ser detectada preventivamente, mas pode ser combatida se você possui um controle dos seus gastos e possui um banco que gera alertas no caso de compras suspeitas, seja devido a localização de onde ela aconteceu ou o valor comprado. Pode ser complicado ficar sem dinheiro longe de casa, então tome cuidado!
Mais uma dica importante é com relação a conexão Wi-Fi. É sempre conveniente economizar na rede móvel e conectar a rede sem fio do local onde você está. Mas tome cuidado! Redes públicas como aeroportos, hotéis e lugares turísticos não são seguras, e podem ser uma porta de entrada para que seus dados sejam interceptados e capturados por pessoas mal-intencionadas. Com um malware no seu dispositivo, a fraude e o clonagem de dados acontece sem que o usuário perceba.
Por fim, outra forma que o roubo de dados acontece é através de invasões em agências de turismo ou hotéis. Há alguns anos, houve um escândalo em uma rede de hotéis que sofreu um ataque cibernético e expôs os dados de milhões de hóspedes ao redor de todo o mundo. Isso prejudica tanto a empresa quanto as pessoas, que agora terão seus dados clonados e precisarão ficar atentas para remediar qualquer tipo de roubo ou tentativa de utilização das suas informações pessoais.
Brechas de segurança e uma equipe que não está preparada ou não foi informada para tomar as medidas corretas pode ser um elo fraco em uma corrente que irá impactar muitas pessoas em um momento de lazer e tranquilidade. Por esse motivo, a cibersegurança se mostra ainda mais importante e necessária.
Aprenda a se prevenir com um caso real
Nos últimos anos, e durante o início da pandemia, uma grande empresa de turismo nacional sofreu um ataque de ransomware que afetou grande parte dos negócios, deixando o site fora do ar por alguns dias e refletindo financeiramente de forma negativa. Esse incidente trouxe lições e coisas que podem ser aprendidas para que seja possível evitar que isso aconteça em outras organizações.
Tempo depois, olhando para o acontecido, podemos confirmar o que já sabíamos – nenhuma empresa está 100% protegida contra ataques. Por isso, o monitoramento constante, alertas configurados e uma equipe a postos pode fazer a diferença. Dessa forma, alguém terá a decisão de informar imediatamente as partes interessadas quando um ataque acontecer e o que fazer para evitar que ele se espalhe.
Outra questão importante, é saber quem são as pessoas responsáveis e que tem o poder de tomar decisões, pois deverão ser contatadas imediatamente no momento do ataque, sejam elas técnicas ou não. Muitas empresas, mesmo trabalhando com cibersegurança, não estão alinhadas em questões do tipo, e acaba custando tempo precioso.
Adote uma comunicação institucional, evitando as redes sociais ou mensagens muito personalizadas no meio da crise, pois não há como saber quem está do outro lado ou quais são exatamente as informações que eles possuem. Realizar uma auditoria e ter ela presente desde o primeiro momento do ataque pode facilitar muito, e várias empresas que já sofreram ataques de hacker possuem informações que podem ajudar – há uma rede solidária entre elas que pode ser de grande valor para sua empresa.
Portanto, está claro que o SOC 24×7 especializado da e-Safer sai da frente de outras empresas de cibersegurança por possuir elementos importantes já detectados em ataques reais – alinhamento na tomada de decisão e alertas em tempo real para que tudo seja resolvido ou remediado o mais rápido possível, de acordo com as políticas de cada empresa.
Caso queira saber mais sobre como nosso SOC pode te ajudar, ou tenha interesse em outras ferramentas como MFA, prevenção a fraudes e criptografia no envio de documentos sensíveis, entre em contato conosco! Nossa equipe ficará feliz em conversar com você e tirar todas as suas dúvidas.
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