Diversas indústrias têm aproveitado a evolução da tecnologia e expandido seus horizontes. O turismo não é diferente, e está em constante evolução. Apesar de ter sido um dos setores mais abalados durante a pandemia, desde que acabaram as restrições de lockdown e viagem, ele voltou com tudo, e as pessoas parecem estar aproveitando as oportunidades de viajarem mais do que nunca.
Mas além de oferecer crescimento e experiências incríveis, o setor também se viu cercado por algo que não era muito comum antigamente – ameaças tecnológicas. Com a crescente digitalização, a maioria das redes de hotéis e agências de turismo guardam as informações de clientes e possuem toda sua operação de modo digital. Isso facilita muito o dia a dia, mas também pode ser uma porta de entrada para criminosos, e os ataques recentes mostram que o setor de turismo é altamente visado pelos hackers de plantão.
Vamos entender um pouco mais quais são os tipos de ameaças mais comuns, como se proteger e de que forma podemos viajar tranquilos, sabendo que nossos dados e informações pessoais estão seguros, deixando que a única preocupação da viagem seja aproveitar.
Quais são os tipos de ameaças mais comuns no setor?
Desde o início da viagem, na parte do planejamento, atualmente tudo é feito online. Isso faz com que as portas de entradas e as brechas que os sistemas possuem sejam numerosas, e os ciber criminosos podem explorar várias táticas para obter as informações que estão buscando. Alguns dos exemplos de ameaças comuns são:
- Phishing: O phishing é uma forma de ataque cibernético em que um indivíduo mal-intencionado tenta enganar pessoas para que elas revelem informações pessoais, financeiras ou confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou informações de login. Ele possui várias modalidades, e pode ser feito através de mensagens de e-mail, SMS, telefonemas ou até mesmo mensagens em redes sociais que parecem ser legítimas, mas são fraudulentas. A ideia é fazer com que a vítima acredite que está conversando com uma senha legítima, como um banco, e que irá fornecer os dados por livre e espontânea vontade. Isso pode acontecer em alguma caso que um criminoso tenta se passar por uma companhia aérea ou um representante de hotel, por exemplo, e pede para você fornecer informações para que possa verificar a sua reserva.
- Ransomware: Caso muito comum – e recorrente – com grandes redes de hotéis. Esse tipo de ataque visa obter os dados e criptografá-los, como então pedir uma quantia alta em forma de resgate. Quando esse tipo de ataque acontece, os sistemas ficam bloqueados e as reservas são imediatamente afetadas, atrapalhando a viagem e a experiência dos hóspedes seja antes ou durante a viagem. Esses tipos de casos são muito sensíveis, e devem ser reportados as autoridades locais, para que elas auxiliem na situação.
- Utilização de redes públicas: outro grande problema que é muito comum durante viagens é a utilização de redes públicas. Em aeroportos, cafés, restaurantes, muitas horas de espera são gastas, e as vezes é muito mais fácil passar esse período de tempo conectado a internet. Ao acessar uma rede pública, as outras pessoas conectadas podem acessar tudo o que você vê, então se por um acaso você entrar em aplicativos financeiros ou qualquer coisa que peça seus dados, eles também ficam acessíveis para qualquer outra pessoa conectada na mesma rede que você, levando a muitos vazamentos e roubo de informações.
Uma das novidades atuais que veio com o advento do metaverso são os bots maliciosos. Com a inteligência artificial, os criminosos podem exercer novos ataques e de formas muito mais potentes do que antes, então é de extrema importância que medidas de segurança sejam adotadas tanto em empresas do setor quanto pelos próprios usuários.
Esses são apenas alguns exemplos de situações muito comuns e altamente exploradas pelos hackers. Quando estamos viajando, tudo o que queremos evitar são dores de cabeça ou problemas que atrapalhem esse momento de descanso. Por isso, para que seja possível aproveitar sua viagem ao máximo, vamos entender quais precauções devemos tomar para proteger suas férias ou garantir que seu hotel não seja invadido por criminosos.
Como podemos deixar o turismo mais seguro?
Um dos itens essenciais em uma viagem é o seguro. Ele garante que, no caso de algum acidente, você possa recorrer a um terceiro e obter ajuda. No caso da cibersegurança, o melhor tipo de proteção é a prevenção, fazendo com que as brechas e falhas no sistema deixem de existir e façam com que o ataque nem chegue a acontecer.
Algumas das medidas que os viajantes e funcionários que trabalham nesse setor devem tomar para evitar ataques cibernéticos são:
- Atualize Senhas Regularmente: Não tenha a mesma senha para todos os serviços! Utilize gerenciadores de senha para te ajudar a guardar chaves que são complexas e mais difíceis de serem descobertas. Caso alguma de suas senhas tenha sido exposta, vai ser muito mais fácil substituí-la se ela corresponder a apenas um único serviço ou acesso.
- Use VPNs: Ao se conectar em redes não seguras, você pode criptografar seus dados e suas informações com a ajuda do VPN, as redes privadas virtuais, que protegem a sua identidade e permitem uma navegação consideravelmente anônima na internet, além de possibilitar acesso a conteúdos restritos geograficamente.
- Autenticação Múltipla: Outra grande ferramenta que é essencial no combate aos hackers é a autenticação de duplo fator ou de múltiplos fatores. Pode ser um processo um pouco mais demorado, mas confirmar seus dados e ter um método de verificação externo ao sistema que você está acessando garante a veracidade do acesso e também pode te alertar no caso de alguma tentativa não autorizada.
- Backup de Dados: No caso das tentativas de prevenção falhar, tenha sempre um backup dos seus dados, documentos importantes, etc. Um rollback pode fazer toda a diferença caso seus dados tenham sido danificados ou perdidos, e evita que informações cruciais não possam ser acessadas novamente.
Qual é a responsabilidade das empresas de turismo?
Quando falamos sobre cibersegurança, espera-se que as empresas tenham em mente uma estratégia de proteção contra ameaças cibernéticas. Isso envolve muita preparação, utilização de ferramentas específicas e treinamento da equipe para que as boas práticas e situações de phishing não passem despercebidas.
Além disso, esse tipo de informação, quando adotado também pelos usuários, garante que o sistema seja mais difícil ainda de penetrar, o que beneficia a agência ou hotel e os clientes, que não terão seus dados nas mãos de desconhecidos. A e-Safer tem mais de uma década de expertise com tecnologia e possui uma equipe qualificada a disposição para tornar essa jornada de cibersegurança mais fácil e eficiente. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar de acordo com a necessidade da sua empresa, e de que forma você fica livre para focar em suas férias ou negócios quando sua segurança está sob controle.