Para fortalecer a sua segurança cibernética, é importante não só utilizar as melhores ferramentas em mãos, mas também entender quando elas podem se integrar a outras opções e deixar a sua segurança ainda mais robusta, com capacidades que se integram e deixam todo o sistema automatizado e mais eficaz para sua equipe de TI.
Por isso, nesse cenário digital que vivemos, a integração é uma peça-chave. Ao conectar e unificar diferentes ferramentas, sistemas e fontes de dados, as organizações podem melhorar significativamente a capacidade do SOC de detectar ameaças, reduzir o tempo de resposta e aumentar a eficiência operacional.
Mas com tantas opções e ferramentas no mercado, como sei quais funcionam melhor com o meu Centro de Operações de Segurança? Não tema, nesse blog post trouxemos algumas opções e dicas de integrações que vão fazer toda a diferença na sua segurança cibernética.
Recap: Quais as funcionalidades de um SOC?
Temos alguns artigos aqui no blog sobre como funciona um SOC, quais os princípios que regem a ferramenta e como ele pode ajudar sua equipe de TI e a sua empresa em geral.
Um Security Operations Center, ou Centro de Operações de Segurança, monitora, detecta e analisa incidentes em tempo real, garantindo uma vigilância constante para evitar falhas ou ameaças despercebidas.
Composto por uma equipe de analistas e engenheiros de segurança, o SOC consegue supervisionar atividades em servidores, bancos de dados, redes, aplicações, endpoints e fontes externas. Essa equipe utiliza uma combinação de soluções tecnológicas para identificar ameaças potenciais, impedir sua propagação, investigar a origem, relatar vulnerabilidades e planejar medidas preventivas futuras.
Gestão de vulnerabilidade
Para começar, vamos falar de gestão de vulnerabilidade. O SOC traz incríveis habilidades de monitoramento, mas pode funcionar ainda melhor quando combinado com a capacidade de identificar e remediar ameaças, podendo tomar ações a partir do momento em que a vulnerabilidade for detectada, deixando sua resposta a incidentes muito mais rápida.
Dessa forma, você consegue automatizar scans, analisar os resultados e a implementar patches antes que seus sistemas fiquem desatualizados e vulneráveis, brechas que são sempre exploradas por criminosos cibernéticos.
Ao integrar dados e processos entre a gestão de vulnerabilidades e um SOC, as organizações podem melhorar a eficiência operacional e reduzir a sobrecarga de alertas e falsos positivos, evitando que alguém da equipe gaste recursos e tempo para resolver um problema que não existe. Isso permite que os analistas de segurança se concentrem em investigações mais significativas e utilizem seu tempo em tarefas mais importantes, aumentando a produtividade sem sacrificar a segurança da sua organização.
Serviços Gerenciados de Segurança
Os Serviços Gerenciados de Segurança, ou MSS, são fornecidos por provedores terceirizados especializados em segurança cibernética. Eles oferecem uma variedade de serviços e opções que, quando combinados com a capacidade de um SOC dedicado, conseguem ampliar sua cobertura de segurança e visibilidade, aproveitando a expertise e a infraestrutura avançada de monitoramento e detecção de ameaças.
Ao integrar o SOC com MSS, as organizações podem melhorar sua inteligência de ameaças, aproveitando os dados e insights coletados pelos provedores de MSS e combinando-os com o monitoramento em tempo real feito pelo SOC, que acontece de forma ininterrupta, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
trio
Outra opção que podemos ajudar seu SOC é integrá-lo com o trio, uma plataforma ágil de tratamento, monitoramento, investigação e visualização de dados de qualquer formato, estejam eles dispersos ou centralizados. Dessa forma, é possível identificar os dados que poderão responder a questões estratégicas, buscar e transformar esses dados em informações relevantes para lidar com essas questões e exibir essas informações em painéis, relatórios e alertas, gerando conhecimento para seus usuários.
Juntamente com as capacidades de monitoramento que o SOC traz, você consegue gerar evidência para o processo de auditoria que sua empresa deverá passar de acordo com as regulamentações que ela segue, além de reduzir os riscos de ações legais, aumentar o nível de segurança da empresa e a agilidade na investigação e resposta de incidente.
Ao automatizar tarefas e repostas no caso da detecção de alguma ameaças, é possível reduzir o erro humano e obter custos operacionais muito menores enquanto você aumenta a sua visibilidade na área de TI e padroniza a apresentação das informações dentro da sua organização.
Aumente a disponibilidade de ativos críticos e melhore a governança de sua infraestrutura, conseguindo até mesmo garantir os níveis de serviço (SLAs) da sua empresa. Disponível tanto na nuvem quanto on-premises, o trio é uma ótima opção para a integração com o seu SOC, que também te permite gerenciar vulnerabilidades e deixar a sua segurança mais robusta do que nunca.
Mas como sei se o trio atende as necessidades da minha empresa?
Descobrir se o trio cobre o que a sua empresa precisa é fácil. Caso o seu negócio apresente os seguintes desafios:
- Dificuldade em saber detalhes sobre o ambiente
- Dificuldade no entendimento e tratamento de dados
- Demora para descobrir a causa dos problemas
- Necessidade de lidar com uma grande diversidade de fontes de dados
- Escassez de recursos para atender as demandas da empresa
O trio pode te ajudar! Combinado com o SOC, você consegue resolver todos esses problemas e obter ainda mais recursos de monitoramento e gestão em tempo real, além de ficar em conformidade com as regulamentações da sua área.
O que acha de conversar com um especialista para saber como deixar sua segurança ainda melhor e combater os criminosos com tranquilidade? Envie uma mensagem para nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre como integrar ferramentas ao seu SOC ou até mesmo implantar um Centro de Operações de Segurança dentro da sua organização.