A revolução tecnológica tem sido uma força transformadora em todas as esferas da sociedade, e o ambiente corporativo não é exceção. A utilização de soluções inovadoras que impulsionam a produtividade, o engajamento e a satisfação no local de trabalho pode fazer toda a diferença naqueles que as utilizam diariamente. Criar um ambiente mais dinâmico e colaborativo coloca o funcionário no centro das operações, o que melhora o produtividade e as condições de trabalho.
Através da utilização de sistemas integrados, as empresas podem criar uma cultura de compartilhamento de conhecimento, promovendo a participação ativa dos colaboradores em projetos e decisões estratégicas, além de se adaptar as necessidades e preferências individuais. Isso fortalece o senso de pertencimento e motivação dos colaboradores, resultando em uma equipe mais engajada e comprometida com os objetivos da empresa.
Vamos entender melhor ao longo deste post quais práticas e estratégias podem te ajudar a redefinir a experiência daqueles que trabalham com você, e de que forma seu ambiente de trabalho pode ficar mais conectado, colaborativo e repleto de oportunidades de crescimento.
Principais mudanças vieram com a pandemia
Desde a COVID-19, as empresas tiveram que se adaptar as pressas para que os negócios não ficassem paralisados por quase dois anos. Esse tipo de mudança colocou em prática questões que antes não tinham muito espaço no ambiente corporativo, como o home office, a flexibilização dos modos de trabalho e uma valorização sobre temas como saúde mental.
Dessa forma, muitos funcionários acabaram cortando tempo gasto em trânsito e deslocamento, tendo mais tempo para aproveitar a família e trabalhar de lugares diferentes, como em casa ou cafés, a partir do momento em que era seguro sair novamente. Esse modelo híbrido exigiu a utilização de soluções e softwares de controle, conformidade e comunicação para que o trabalho – que antes era presencial – não saísse do controle ou acabasse distanciando as pessoas.
Esse tipo de impacto acaba trazendo muitas mudanças na forma em que as pessoas se relacionam e são contratadas. Por exemplo, muitas pessoas agora que possuem horário mais flexível acabam trabalhando mais, ou respondendo mensagens e emails fora do horário de trabalho, o que pode trazer sintomas de burnout se não administrado como muito cuidado.
Além disso, existe uma tendência ainda maior de priorizar qualificação para vagas mais altas, e o fato de que muitas vezes você não precisa mais morar em uma cidade para trabalhar numa empresa que tecnicamente seria distante. Talentos estão vindo de todos os lugares, de todos os países, e a concorrência acaba ficando ainda maior.
E como a tecnologia tem ajudado nessas mudanças?
Durante este período, a tecnologia desempenhou um papel fundamental, agindo como a principal ligação entre as pessoas e possibilitando a troca de dados, informações e a conectividade de funcionários em diferentes cidades, estados e até mesmo países. Dentre as principais soluções utilizadas para ajudar no trabalho remoto, estão ferramentas de videoconferência, plataformas de colaboração online e sistemas de gerenciamento de tarefas.
Além de facilitarem a colaboração entre equipes, elas acabaram ganhando força e continuam em utilização até os dias atuais, mesmo com algumas pessoas voltando aos escritórios e a uma rotina mais parecida com a de antigamente.
Outras mudanças impactaram áreas e processos mais específicos, como o Onboarding Virtual, que facilitou o recrutamento e integração de novos funcionários. Com o uso de plataformas de aprendizagem online e comunicação digital, os processos de onboarding puderam ser realizados de maneira eficiente, fornecendo aos novos colaboradores todas as informações e recursos necessários para se integrarem à equipe e ao ambiente de trabalho.
Até mesmo a parte de saúde mental, já que a pandemia trouxe um desafio para todos nós. Nesse contexto, aplicativos de bem-estar e programas de suporte emocional foram implementados por muitas empresas para fornecer recursos e assistência aos colaboradores em meio a um ambiente incerto.
Agora, quando falamos de gerenciamento e tarefas, tivemos a presença em peso das automações. A tecnologia de automação tem sido amplamente adotada para otimizar tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo que os funcionários concentrem-se em atividades mais estratégicas e criativas. Isso aumenta muito a produtividade e também melhora a satisfação no trabalho, uma vez que os colaboradores podem se dedicar a projetos mais significativos e com um resultado mais visível.
Como a e-Safer pode ajudar?
Sempre a frente quando o assunto é tecnologia, nossas ferramentas se adaptaram bem a mudança e já traziam opções que foram procuradas durante a pandemia. Monitoramento, gestão de dispositivos, alertas de segurança e proteção de dados são áreas da cibersegurança que conseguimos atender.
Proteja todos os dados sensíveis que circulam na sua empresa, tenha certeza que ninguém sem autorização pode acessá-los e controle os acessos através do Zero Trust. Essas são algumas medidas simples que possuímos, além de uma equipe 100% dedicada em nosso Centro de Operações de Segurança, ou SOC, que tem como objetivo monitorar qualquer tipo de ameaça ou atividade suspeita dentro da sua organização.
Gostaria de saber mais como podemos proteger sua empresa e ainda construir com a experiência dos seus funcionários? Ter alguém para te deixar seguro faz toda a diferença, e saber que seus funcionários podem trabalhar de qualquer lugar sem que isso impacte seus dados também. Conheça mais sobre nossas ferramentas em nosso site, e confira alguns dos princípios que seguimos em postagens do aqui do blog! No caso de dúvidas, nossa equipe técnica está pronta para te atender e responder qualquer pergunta que você tenha. Clique aqui para saber mais.
tags: experiencia do funcionario, tecnologia, automações, saude mental, trabalho remoto