Aqui no blog da e-Safer, já exploramos vários conceitos diferentes sobre segurança cibernética, sempre mirando em dicas e conceitos para que você entenda melhor como se proteger e aplique as boas práticas no seu dia a dia. Hoje, vamos falar do SOAR, uma sigla que pode não ser conhecida por alguns, mas que é de grande importância no cenário tecnológico.
Em um mundo onde as ameaças digitais se multiplicam exponencialmente, as organizações buscam uma resposta capaz de enfrentar a complexidade e a sofisticação dos ataques, e o SOAR surge como uma resposta a esse apelo, explorando como seus três pilares principais orquestração, automação, resposta a incidentes e gerenciamento de inteligência de ameaças funcionam e quais os benefícios que eles trazem. Mas, para começar, vamos definir:
O que é SOAR?
A sigla SOAR significa Security Orchestration, Automation, and Response. Basicamente, é uma junção de Orquestração, Automação, Resposta a Incidentes de Segurança, os três pilares fundamentais que comentamos. Juntos, eles visam melhorar a eficiência e a eficácia das operações de segurança dentro da organização.
Organização
A organização, assim como o nome já diz, coordena e sincroniza todos os elementos, garantindo uma resposta unificada e ágil diante de ameaças em tempo real. Ao integrar diferentes tecnologias e ferramentas, organizar a execução de tarefas, fluxos de trabalho e processos de segurança de maneira consistente, ela consegue otimizar o uso de recursos e melhorar a eficiência da resposta, o que pode trazer economias para sua empresa e aumento na produtividade.
Automação
A automação, por sua vez, entra em cena para potencializar a velocidade e consistência das operações, fornecendo ferramentas automatizadas de investigação e resposta, dessa forma liberando as equipes de segurança de tarefas repetitivas e diminuindo o tempo que essas equipes levam para identificar e lidar com incidentes de segurança. Dessa forma, é possível reduzir a carga de trabalho dos seus profissionais, que ficarão mais eficazes e poderão focar em atividades de maior complexidade.
Resposta a Incidentes
A resposta a incidentes, terceiro componente do SOAR, é a parte em que a equipe entra em ação no caso de ameaças. Desde a detecção até a resolução, a ferramenta constrói uma cadeia de eventos coordenados, minimizando o impacto, melhorando a colaboração com outras equipes ao compartilhar dados de incidentes e aplicar correções com mais eficiência.
Reconhecido pelo Gartner
O Gartner é uma renomada empresa de pesquisa e consultoria dos Estados Unidos, especializada em fornecer análises e insights estratégicos para empresas de tecnologia, segurança, gestão de riscos, marketing, etc. Há décadas, ele tem sido uma autoridade globalmente reconhecida, identificando desafios e destacando oportunidades.
Essa pesquisa é uma fonte valiosa de informações para profissionais e empresas que buscam entender o panorama tecnológico em constante evolução. Conhecido também por seus Quadrantes Mágicos, ele posiciona empresas em um determinado mercado com base em seu desempenho, avaliação e influência no mercado.
Quando falamos de SOAR, o Gartner menciona as três capacidades principais dessa tecnologia, mencionando o gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades e a capacidade de fornecer relatórios, colaboração entre os funcionários da organização e um fluxo de trabalho formalizado. Além disso, oferece suporte à automação e orquestração de processos e execução de políticas, que varia de acordo com o estabelecido por cada empresa.
Mas essa tecnologia tem algum benefício?
Sim, o SOAR possui muitos benefícios além dos que já comentamos, como redução da carga de trabalho dos profissionais de TI. Ao ajudar o SOC (Centro de Operações de Segurança) a aumentar sua eficiência, essa tecnologia consegue reduzir o tempo de resposta e recuperação de incidentes, evitando que ocorram paralisações ou perdas de informações sensíveis.
Ela também reduz o erro humano, pois as tarefas automatizadas não precisam de constante intervenção manual, e é possível conter os incidentes, isolando os equipamentos, aplicativos ou contas de usuários infectados antes que se espalhem e até que sejam resolvidos.
Dessa forma, os processos de resposta conseguem ser mais consistentes de forma padrão e simplificada, possibilitando tratar um grande volume de incidentes sem aumentar a equipe e escalar conforme o crescimento da empresa.
E os benefícios não param por aí! O SOAR também atua dentro dos requisitos de segurança e conformidade da cada setor, então você não precisa se preocupar na hora das auditorias, além de não ter que lidar com alertas de baixo nível ou falsos positivos, reduzindo tempo e custo dentro da empresa.
Mas então, SOAR é a mesma coisa que SIEM?
Não. Mas depois de entender melhor como funciona o SOAR, ele pode sim ter algumas semelhanças com o SIEM. Em nosso blog, já abordamos os princípios do SIEM e como ele funciona (confira aqui!), mas agora vamos entender o que difere essas duas siglas de tecnologia com quatro letras.
Uma solução de SOAR se concentra na automatização e orquestração de processos, facilitando a colaboração e gerenciando todo o ciclo de vida do incidente. É um processo proativo e orientado para a ação. Já uma solução SIEM (Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança) concentra-se principalmente na coleta, análise e correlação de eventos de segurança e registram esses dados para detectar e alertar sobre ameaças em potencial.
As soluções SIEM fornecem visualização, mas não incluem recursos de resposta automatizada. Na e-Safer, trabalhamos com o trio, que inclui o módulo de SOAR integrado aos demais módulos da plataforma e permite ações automatizadas de respostas aos incidentes através de:
– Envio de email e/ou mensagem via Telegram, Slack e outros;
– Integração com aplicações externas via API;
– Execução de script/programa;
– Execução de consultas em bancos de dados;
Dessa forma, você pode realizar as ações que comentamos na seção de benefícios, gerar tickets, aplicar patches, enviar alertas e muito mais! Quer saber como o trio pode se adequar a sua empresa? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!