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Prevenção à Fraude: Principais Estratégias para Blindar sua Empresa

Não importa a área, empresas de todo o Brasil e do mundo estão suscetíveis ao mesmo problema: fraudes. Conectadas diretamente aos ataques cibernéticos e em constante evolução, elas podem ocorrer de diversas maneiras, desde falsificação de documentos, uso indevido de informações confidenciais e até manipulação de sistemas e processos internos. Além de causar prejuízos financeiros, as fraudes também podem prejudicar a reputação e a credibilidade da empresa diante de clientes, parceiros e investidores.

Para evitar que problemas como este acabem gerando uma enorme dor de cabeça, algumas medidas de segurança e controles internos podem ser colocados em ação para detectar e prevenir atividades fraudulentas. Neste artigo, exploraremos algumas das principais estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para prevenir fraudes e proteger seus negócios.

Mas afinal, o que é a prevenção à fraude?

Ao falar de fraudes, geralmente estamos falando de atividades fraudulentas como transações ou ações que buscam algum tipo de benefício, seja ele financeiro ou material, que são adquiridos por meios ilegais ou enganosos. Já a prevenção à fraudes, nada mais é do que um conjunto de medidas, estratégias e controles que são adotados pelas empresas para evitar que essas atividades ocorram. Mas assim como as mudanças tecnológicas avançam em ritmo acelerado, as ameaças também passam por constante mudança, fazendo com que esse conjunto de medidas não possa ser algo estático, fixo, pois ele deve se adaptar as novas necessidades do ambiente ou mudanças que a organização acaba passando.

Para que seja possível proteger a reputação da empresa e seus dados bancários que cada vez mais se tornam exclusivamente online, é importante que essas estratégias sejam muito bem estruturadas, com a ajuda de políticas internas e procedimentos que envolvem o monitoramento de atividades, o treinamento e a conscientização de funcionários independente do setor e a adoção de softwares avançados e especializados.

Como montar uma estratégia eficaz?

Ao contrário da detecção de fraudes, que atua depois do ataque já ter acontecido, a prevenção quer deixar sua empresa segura antes que a invasão aconteça. Dividido em algumas etapas, a ideia de todo o processo é que ele possa estar em constante evolução e que os dados coletados possam ser analisados e monitorados com frequência, de modo que a segurança da empresa consiga estar um passo a frente dos ciber criminosos.

Vamos analisar com mais detalhes o Ciclo de Prevenção de Fraudes:

  1. Identificação e análise: A primeira fase é de coleta de dados. É hora de analisar todos os canais e dados – sejam financeiros ou não – da sua empresa e entender quais os possíveis riscos que eles oferecem, sejam internos ou externos. Verificar todas as possibilidades de forma analítica e construir um mapa atual da sua organização habilita a próxima fase do ciclo.

    Dependendo do tamanho da sua empresa ou da quantidade de dados com que sua equipe de TI tenha que lidar, aqui é uma boa ideia contar com a ajuda de softwares e soluções dedicadas que podem listar e organizar os dados de forma visual e muito mais rápida.

  2. Implementação: Sabendo os riscos e as necessidades de correção, é hora de colocar a “mão na massa”! Neste momento, as políticas de implementação de controles, auditorias e tecnologias voltadas para cibersegurança entram em ação.

    Precisamos corrigir todas as brechas e ter certeza de que as pessoas responsáveis por cada setor ou parte da empresa esteja ciente de quais são as práticas adequadas e os procedimentos a serem seguidos. Não subestime os treinamentos e o poder que a conscientização traz. Lembrar de que grande parte de uma segurança de sucesso parte do comportamento dos seus colaboradores faz a diferença!

  3. Monitoramento: Depois de implementadas as técnicas para prevenção, o momento é de sentar e esperar. Monitorar seu sistema e processos de forma contínua faz com que atividades suspeitas ou incomuns saltem aos olhos, podendo ser identificadas com muito mais rapidez e eficiência.

    Com uma ferramenta dedicada, é possível executar relatórios e análises em tempo real, o que facilita a correção de brechas, a verificação de atividades ou a eliminação de vulnerabilidades no momento em que elas ocorrem.

  4. Avaliação: A última etapa do ciclo é a avaliação do caminho que levamos para chegar até aqui. A análise da primeira fase abordou os pontos que realmente precisavam de atenção? Os controles e as medidas abordados foram eficazes? Existe alguma forma de melhorar este processo ou teremos que adaptar para alguma mudança? Saber rever e avaliar todo o processo de prevenção é o ponto que vai mostrar para a empresa se as medidas e os comportamentos tomados estão funcionando de verdade.

A partir daqui, o ciclo começa novamente. Uma vez identificada alguma nova falha ou possível melhoria nas estratégias de prevenção, começamos a coletar dados para que uma nova medida seja implementada e que tudo isso seja monitorado e avaliado novamente. Portanto, é um trabalho sempre em movimento e que exige bastante atenção.

Conheça o HUB Digital da e-Safer

Essas tarefas de prevenção acabam se tornando muito mais fáceis com a ajuda de softwares dedicados. Com foco em cibersegurança e transformação digital, e pensando na melhor forma de auxiliar as estratégias de prevenção contra fraudes, a e-Safer criou o HUB Digital, uma solução que facilita a identificação do cliente e checagem de dados de forma unificada, através de uma esteira digital.

Esta solução possui integração com várias ferramentas de maneira transparente para reunir todos os dados que o cliente possui, sendo ideal na hora do processo de Identificação e Análise. Além disso, ela ainda garante a validade dos dados e da origem, evitando qualquer tipo de fraude transacional que possa vir a ocorrer através de reconhecimento facial, estratégias de compliance, sistema para prevenir a lavagem de dinheiro, biometria e muito mais. Cada uma dessas funções pode ser adquirida de forma modular, de acordo com as necessidades e os dados da sua empresa.

Que tal marcar um horário com nossos técnicos especializados para entender como a e-Safer consegue fazer parte do seu ciclo de prevenção à fraudes? Comece agora mesmo sua jornada para tornar seu dia-a-dia ainda mais seguro!

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