As certificações ISO são um conjunto de normas internacionais que oferece aos seus clientes e parceiros uma garantia de qualidade, segurança e responsabilidade ambiental. Elas são de extrema importância para as empresas e podem ser um fator diferencial para que elas possam se destacar em mercados altamente competitivos. Geralmente são exigidos por clientes em licitações e contratos, por exemplo, e podem ser uma forma de demonstrar compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Para entender melhor quais os tipos de certificação, os benefícios e como deixar sua empresa em conformidade, vamos falar um pouco mais sobre os certificados ISO.
O que é?
A ISO, do inglês International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, é a responsável por emitir os selos – que mostram a certificação – para as empresas que cumprem suas normas voltadas para comercialização e produção de mercadorias e serviços.
Essas regras são métricas e indicadores de qualidade que valem para o mundo todo, levando em consideração o tamanho e a área de atuação das empresas. No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a responsável por conceder esses títulos, e o processo para conquistar a certificação pode ser obtido por meio de uma auditoria externa para que seja verificado se ela está seguindo todos os critérios necessários.
Além de oferecer aos clientes e parceiros a garantia de que a organização segue os padrões internacionais, os certificados ISO também trazem diversos benefícios internos para as empresas.
Quais os tipos de certificação ISO?
Se você está aprendendo sobre esse assunto agora, pode parecer um pouco confuso a quantidade de certificados e os muitos números que fazem parte, mas vamos separar as principais categorias e entender o que elas fazem para então falar das mais conhecidas.
ISO 9000: Esse tipo de certificado é um dos mais conhecidos, e trata sobre o controle de qualidade de um produto específico. Quando a empresa possui o certificado dessa categoria, ela possui uma garantia que seu produto está de acordo com normas de alto nível, o que pode ajudar a fortalecer a sua imagem. Dentro dessa categoria estão ISO 9001, ISO 9004 e ISO 19011.
O ISO 9001, atualmente reconhecido em mais de 160 países, verifica pontos como desempenho e nível de satisfação dos clientes, contribuindo para que a empresa fique cada vez mais competitiva e aumente sua credibilidade de serviços em relação aos serviços oferecidos e quando comparada com outras no mercado.
ISO 14000: Já esse tipo de certificação se relaciona com boas práticas relacionadas à sustentabilidade. Atualmente, diversas ferramentas e tecnologias têm se preocupado em atender a padrões que sejam sustentáveis e conversem com a ideia de um futuro melhor. (Falamos um pouco sobre IA, e como ela também tem uma vertente voltada para esse assunto. Se quiser ver em detalhes, confira nosso post sobre os tipos de IA aqui.)
Esse grupo, focado no Sistema de Gestão Ambiental , ou SGA, possui certificações como o ISO 14001 e ISO 14004, com orientações e criação desse sistema.
ISO 5001: Nosso terceiro grupo de certificações é a ISO 5001, voltada para a área de energia. Além das práticas sustentáveis, esse tipo de certificação contempla indústrias que precisam gerenciar a eficiência energética de forma mais eficiente, mas ainda reduzindo a emissão de gases e aproveitando os recursos da melhor forma.
Além dessas categorias, existem várias outras certificações que muitas empresas devem se atentar, mas elas irão depender da área que sua organização atua e do tipo de serviço que você necessita. Por exemplo, outra certificação que a e-Safer possui é a ISO 37001, que é o sistema de gestão anti-suborno e que usa como base de análise a avaliação de danos à imagem operacional, análise de obrigações e estabelecimento de atividades de controle.
E quais os benefícios que uma certificação pode trazer?
Na hora de contratar um novo serviço ou empresa, a maioria das organizações preferem escolher aquelas que possuem certificações para garantir que o serviço contratado seja de qualidade e já tenha sido aprovado por normas internacionais.
Portanto, credibilidade é um fator que vem com a ISO. Mas é importante notar que a obtenção de um certificado ISO não é um processo simples e pode exigir investimentos significativos em tempo, recursos e treinamento de pessoal, além de uma abordagem sistemática e disciplinada para a gestão de processos, o que pode exigir mudanças culturais na organização.
Quando obtidos, certificações como a ISO 9001 podem aumentar a produtividade e reduzir gastos, além de facilitar no treinamento de novos funcionários, uma vez que o processo e o controle de qualidade foi definido, aumentando a satisfação dos clientes e contribuindo com a expansão dos seus negócios.
Certificações da e-Safer
Nos últimos meses, estamos anunciando diversas novidades e parcerias com empresas que se fundiram a nossa organização. Assim, um leque maior de soluções e ferramentas fica a sua disposição. Para sua segurança, possuímos certificações ISO que comprova a qualidade de nossos serviços e atesta a segurança de nossos sistemas – um diferencial quando lidamos com vulnerabilidades e ofereceremos serviços de cibersegurança, que é a ISO 27001 e sua extensão ISO 27701, que foca em Sistema de Gestão de Segurança Privada e que surgiu com a LGPD, com o objetivo de adicionar controles e garantir a privacidade dos dados pessoais.
Para saber mais sobre nossas soluções e entender como deixar sua empresa mais segura, seus funcionários livres para focarem em tarefas que irão gerar receita, e ter a tranquilidade que existe uma equipe especializada sempre atenta, entre em contato conosco! Nossas ferramentas podem te ajudar a entrar em conformidade, independentemente de qual regulamentação você busca atingir.
Com relatórios e análises precisas, em tempo real, você consegue informações cruciais para que esteja sempre informado e preparado no caso de qualquer regulamentação e certificado.
tags: certificação iso, certificado iso, iso 9001, iso 27001, iso 27701, iso 14000, iso 5001, auditoria iso, conformidade