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13 jun 2022

Cibersegurança em tempos de metaverso.

Com o avanço da inteligência artificial, o que você precisa saber para proteger os seus dados

Muitas crianças e adolescentes já compreendem – muitas vezes, mais que os próprios adultos – os meios de interação com o metaverso, por meio dos games nos diversos mundos virtuais e da realidade aumentada. Mas, muito além dos jogos, aqui, na vida real, como fica a segurança diante de um futuro próximo como esse – ou seria presente? 

Este conteúdo se propõe a explicar, justamente, como a cibersegurança também é importante no metaverso. Afinal, é preciso adentrar este novo mundo com segurança necessária para usufruir de seus benefícios da melhor maneira possível. 

Aliás, já pensou em fazer negócios apenas on-line? E comprar uma casa? Viajar? Com todas as possibilidades que essa nova tecnologia pode trazer, são necessários alguns cuidados. Até que ponto as pessoas estarão seguras nesse ambiente?

O que é o metaverso?

O metaverso é um universo virtual onde as pessoas interagem, por meio de avatares digitais. Ou seja, é um mundo criado a partir de diversas tecnologias, como criptomoedas, realidade aumentada, realidade virtual, redes sociais etc. 

Como na ficção  Neal Stephenson, escrita em 1992 (primeira vez que o termo metaverso foi citado), em que a interligação das realidades é o cenário principal. As regiões do planeta são divididas em áreas que se assemelham às grandes corporações e franquias, as EQNOFs (Entidades Quase Nacionais Organizadas em Franquias) e o metaverso – uma realidade virtual cuja complexidade é semelhante ao mundo real. 

Nesse mundo virtual, o metaverso, cada um pode ter seu avatar e possuir a liberdade de fazer coisas que, talvez, na vida real não sejam possíveis. 

De acordo com dados da Gartner, até 2026, 25% das pessoas vão passar pelo menos uma hora por dia no metaverso, seja no trabalho, nas compras, na educação, por razões sociais  ou entretenimento. 

O metaverso é uma novidade que deve revolucionar o mercado de experiências sensoriais. Grandes marcas já estão se movimentando para proporcionar isso aos clientes. Um exemplo do que pode ser visto é que, recentemente, a corporação italiana Gucci vendeu uma carteira virtual, por meio do game Roblox. O jogador comprou a carteira por um valor de US$ 4.115, sendo que a mesma bolsa na loja física era vendida por US$ 2.400.

Importância da cibersegurança no metaverso

Cada vez mais as vivências poderão acontecer no mundo virtual e, por isso, as pessoas devem estar atentas com a proteção de dados, como dados de cartão bancário, endereço, senhas, ou seja, tudo o que faz parte da vida particular. Esse cuidado previne alguns tipos de ataques cibernéticos e possíveis transtornos.

Até 2023, indústrias, como a de games, devem ultrapassar US$ 200 bilhões em movimentação financeira. Diante desse cenário, é fundamental que a cibersegurança faça parte desse avanço, para que as experiências sejam realizadoras e seguras.

Como acontecem os ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos podem ter várias características. Abaixo, citamos as mais usuais:

  • Chantagem, por meio do uso das informações pessoais roubadas.
  • Roubo de moedas virtuais associadas a um cartão bancário ou carteiras digitais, ou itens virtuais caros, como skins de jogos.
  • Uso de avatar para fraude (isso acontece quando amigos e familiares são abordados para pedidos de dinheiro) – algo que já acontece, e muito, na vida real.
  • Outro fator importante a ser considerado é a engenharia social: “como em aplicativos de namoro (muito provável que haverá opções para este tipo de serviço no metaverso), as pessoas no mundo virtual podem fingir ser quem não são e agir com más intenções.” Isso pode ocasionar:
  • Esquemas de catfishing (falsa identidade nas redes sociais).
  • Perseguição e doxing (ação de revelar informações de identificação sobre alguém na internet).

Como se proteger?

A segurança cibernética é necessária em qualquer ambiente on-line, seja na aula, no bate-papo, na loja etc. Por isso, a importância da cibersegurança no metaverso. 

Sabemos que a internet é uma ferramenta fantástica de comunicação, que envolve aprendizagem, divertimento, lazer, interação e trabalho. Entretanto, assim como o metaverso pode proporcionar boas interações por meio da internet, o ambiente on-line também tem seus perigos. Vale ficar atento(a).

  • Dica 1: atualize seu software e sistema operacional.
  • Dica 2: use um antivírus de confiança que detecte e remova possíveis ameaças.
    Dica 3: cadastre senhas fortes.
    Dica 4: não abra anexos de e-mails de remetentes desconhecidos, pois podem estar infectados por malware.
  • Dica 5: não acesse sites que não sejam confiáveis.
  • Dica 6: evite usar redes wi-fi não seguras em locais públicos, pois essas redes deixam seu computador vulnerável a ataques “man-in-the-middle”.

O metaverso é um universo de muitas possibilidades: serão vários mundos digitais em que as pessoas poderão criar seus avatares e replicar a vida real – ou viver o que na vida real talvez não seja possível. 

Uma vez que a pandemia acelerou o processo de experiências sensoriais, as pessoas passaram a viver grande parte das horas do dia no ambiente virtual. Com isso, esta nova realidade impulsionou a criação de muitas possibilidades que, por algum tempo, só eram possíveis de forma off-line.

As marcas começaram a criar experiências digitais com o objetivo de fidelizar clientes e continuarem atrativas. E, quanto mais essas marcas fidelizarem seus clientes, mais elas terão conexões e, consequentemente, pioneirismo. Para tanto, não basta criar experiências jamais vividas pelas pessoas se as mesmas não estiverem seguras.

Quando a sociedade realmente entender que o metaverso é um dos elementos de grande crescimento no futuro, mas, também, com grandes possibilidades de ataques cibernéticos, a segurança dos avatares digitais passarão a ser relevantes tanto quanto estar no mundo digital.

A E-Safer pode ajudar você

A E-Safer foi criada para caminhar com esta inovação, a fim de que empresas dos mais diversos setores possam confiar na proteção dos seus dados no ambiente digital. E para deixar o mercado ciente e seguro dos riscos, a empresa segue sua missão de entregar aos clientes e parceiros soluções de cibersegurança, otimizando um trabalho inteligente, ágil, inovador e próximo. 

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