Já não é mais surpresa para ninguém que a segurança cibernética se tornou uma prioridade crítica para organizações de todos os setores. Com a crescente sofisticação das ameaças e a necessidade de proteger ativos digitais valiosos, as empresas estão cada vez mais voltando-se para os Security Operations Centers (SOCs), ou Centros de Operações de Segurança. Como um dos carros chefe das soluções da e-Safer, separamos este blog post para falar um pouco mais sobre o SOC, entender seus princípios e como ele opera.
Primeiramente, para que ele funcione de forma precisa, é necessário possuir uma equipe especializada e dedicada que atua como o centro nervoso da segurança de uma organização, monitorando, detectando e respondendo a ameaças cibernéticas em tempo real. Os SOCs são responsáveis por uma ampla gama de atividades, incluindo a monitoração contínua da rede, análise de eventos de segurança, investigação de incidentes, resposta a ataques e implementação de medidas preventivas.
Vamos entender melhor quais são os princípios que regem esse centro de operações e como ele funciona:
5 Princípios do SOC
Detecção
O primeiro passo para essa central de inteligência começar a funcionar é analisar o ambiente na qual ela foi inserida. Para isso, as ferramentas da e-Safer são preparadas para analisar e detectar qualquer problema ou até mesmo qualquer configuração que está fora das sua políticas de segurança ou thresholds. Através da Gestão de Vulnerabilidades Cibernéticas, esse é um dos primeiros passos para obter uma estratégia contínua e que mantenha sua infraestrutura sempre segura.
Depois dessa Avaliação de Riscos minuciosa, também é feito um Teste de Intrusão. Esse teste consiste na utilização de hackers éticos para que eles possam atacar a segurança da empresa e verificar se existe alguma brecha ou algum ponto mais vulnerável. Já falamos em detalhe sobre como esse teste funciona e quais os tipos de pentest mais comuns, e caso você queira saber um pouco mais sobre esse conteúdo, é só conferir aqui.
Finalmente, a parte de detecção também cobre todas as regulamentações ativas em sua áreas para ter certeza se você está em conformidade com todos os requerimentos de segurança da informação, além de monitorar vazamentos de dados em toda a Internet, incluindo Dark e Deep Web. No momento em que qualquer dado sensível sobre pessoas importantes da sua empresa ou até mesmo clientes acabem vazando, conseguimos detectar rapidamente para que a remediação ocorra o mais rápido possível.
Identificação
Depois da Detecção, iniciamos a segunda fase, a Identificação. Após descobrir quais são os problemas, precisamos entender melhor como e o por quê de eles estarem acontecendo. Aqui, usamos técnicas mais específicas, voltadas para os ativos e dispositivos, como a Adequação de Ativos com a Segurança da Informação e o Monitoramento de Ativos Cibernéticos. Dessa forma, é possível deixá-los alinhados com a estratégia de segurança, tornando mais fácil a identificação caso algum deles fuja desse padrão.
Outro aspecto muito importante que tem maior atenção nessa fase são os acessos. É preciso restringir o acesso de funcionários da empresa e terceiros para que os dados sensíveis não fiquem tão expostos facilmente. Com a Gestão de Identidades e Acessos, isso fica mais fácil, onde é possível identificar qual acesso deve possuir múltiplos fatores de autenticação e se é necessário implantar uma estratégia de Zero Trust, onde todos os dispositivos serão verificados antes do acesso ser concedido. Também possuimos um artigo completo explicando sobre como essa estratégia de segurança funciona, confira.
Reação
Finalmente, depois de detectar e identificar as fontes de ataque e as vulnerabilidades presentes na sua infraestrutura, chegou a hora de agir. Com nossa Resposta a Incidentes Cibernéticos, conseguimos remediar e eliminar fontes de risco de forma rápida e eficaz. Um dos motivos pelo qual nosso SOC funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, é para que nossa equipe tenha a oportunidade de agir imediatamente no caso de algum alerta, entrando em contato com você e colocando a estratégia pré-definida de segurança em prática.
Com técnicas de Forense Digital, conseguimos coletar, análisar e preservar evidências digitais para fins legais. Isso auxilia no caso da investigação de crimes digitais e na resolução de disputas legais relacionadas a dados eletrônicos. Dessa forma, você sempre possui relatórios sobre os dados e também consegue realizar atividades como a recuperação de dados, a investigação de incidentes de segurança – que é importante para entender como ele aconteceu e evitar que ocorra novamente-, detecção de fraudes e a reconstrução de eventos digitais.
Recuperação
Em seguida, depois das medidas que devem ser tomadas em um curto período de tempo para evitar que o ataque cibernético cause qualquer tipo de dano mais grave, chega a hora da recuperação. Aqui, tudo o que aconteceu é levado em consideração, e as prioridades são fazer com que sua infraestrutura volte ao normal antes do ataque. Técnicas de Recuperação de Desastres Cibernéticos como roll backs são comuns no caso de dados perdidos, onde é possível utilizar o último backup salvo e recuperar os dados. Aqui culminaram da importância desse processo ser sempre contínuo, onde o backup deve ter sido realizado com antecedência para que, no caso de algum problema, seja possível realizar o roll back sem stress.
Além disso, Serviços de Melhoria Contínua como a verificação de dispositivos que precisam ser atualizados, substituídos, redes que devem se adequar a política da empresa e acessos sem nenhum tipo de controle são coisas que podem ser melhoradas e que costumam apontar alguma falha dentro da segurança da empresa. Nesse momento, voltamos novamente para a detecção, pois esses problemas serão identificados e remediados o mais rápido possível, iniciando o ciclo mais uma vez.
Agora é sua vez…
Depois de acompanhar todo esse processo, não parece mais um bicho de sete cabeças, não é? Ter um SOC em sua empresa é muito importante, e pode blindar seu negócio contra as crescentes ameaças cibernéticas que estão em todos os lugares, prontas para atacar.
Que tal entrar em contato hoje mesmo com nossa equipe e descobrir de que forma nosso SOC pode se adequar à sua empresa? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas.
tags: principios soc, centro de operações de segurança, como funciona um soc, cibersegurança