Comentamos em posts anteriores sobre a pesquisa realizada durante este ano pela Palo Alto Networks. Em mais um de seus achados, vamos falar sobre como a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o ciclo de vida das aplicações e transformando cada fase, desde a concepção até a manutenção contínua das aplicações. Com a IA, o desenvolvimento de software não é apenas acelerado, mas também a precisão e a eficiência aumentam, permitindo que as equipes entreguem produtos com mais qualidade em prazos mais curtos.
A pesquisa também destaca a mudança na forma de como as empresas lidam com a evolução das suas aplicações, como análises preditiva e automações que se adaptam às demandas de usuários e condições do mercado, algo que pode fazer a diferença dentro da sua empresa e colocar seu negócio na frente de seus concorrentes. Por isso, vamos entender melhor os dados descobertos pela pesquisa e analisar como podemos aplicá-los em nosso dia-a-dia.
Quais foram as maiores descobertas?
A presença da IA no dia a dia das equipes técnicas já se tornou algo comum. Entre os entrevistados, quase 2 em cada 5 profissionais de segurança em nuvem (38%) consideram os ataques impulsionados por IA a preocupação principal. Quando se trata especificamente de segurança de dados—particularmente sobre o potencial de ataques que podem comprometer dados sensíveis—esse número dispara para 89%, mais do que o dobro.
Além disso, 2 em cada 5 entrevistados (43%) preveem que as ameaças impulsionadas por IA escaparão das técnicas tradicionais de detecção e se tornarão mais comuns. Quais são as tendências mais preocupantes que eles esperam ver? 47% antecipam ataques comprometendo componentes de software ou serviços em nuvem, enquanto 45% preveem um aumento em phishing personalizado, engenharia social ou deep fakes para enganar os usuários, e 44% se preocupam com a manipulação de resultados ou a exploração de vulnerabilidades em sistemas.
Esses dados refletem a crescente inquietação entre os profissionais de segurança e a rápida evolução das ameaças cibernéticas que a IA possibilita, devido a sua capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados em velocidades impressionantes. Isso coloca uma pressão adicional sobre as equipes de TI para desenvolverem e implementarem soluções mais robustas e adaptáveis que possam acompanhar esse mesmo ritmo de inovação e adaptação.
Além disso, a expectativa de ataques à cadeia de suprimentos destaca a vulnerabilidade crítica de dependências de terceiros em infraestruturas mais complexas. Conforme as empresas terceirizam cada vez mais componentes e serviços, a superfície de ataque se expande, oferecendo mais pontos de entrada para agentes mal-intencionados.
A IA veio pra ficar
Pela primeira vez durante a pesquisa, 100% dos entrevistados responderam que estão desenvolvendo aplicações com Inteligência Artificial. Esse dado sozinho é mais do que suficiente para mostrar o estado que as empresas se encontram e abrir o caminho para o futuro. A presença das IAs é real, e vai só aumentar nos próximos anos. Voltando à pesquisa, quando perguntados diretamente sobre riscos de segurança, 47% das organizações possuem riscos associados ao código gerado por IA.
O estágio da utilização da IA varia de acordo com as empresas e em diversos países. Uma parte significativa dos respondentes (50%) utiliza amplamente a IA para gerar e otimizar código. Pioneiros regionais nessa categoria incluem Singapura (60%), Índia (58%) e Brasil (57%). Adotando uma abordagem mais conservadora, pouco mais da metade das organizações na Alemanha (52%) e no Japão (51%) descrevem sua adoção como moderada, com uso seletivo.
Isso reflete uma tendência do reconhecimento dos benefícios potenciais que essa tecnologia pode trazer, com automatização de tarefas rotineiras, identificação e correção de erros em tempo real e até mesmo sugestão de melhorias no código, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de desenvolvimento. Para muitas organizações, essas vantagens superam os riscos associados, justificando a adoção rápida e ampla da IA.
Independentemente da abordagem, o consenso unânime em torno da adoção da IA sugere uma mudança fundamental na maneira como as aplicações são desenvolvidas. À medida que mais organizações avançam em suas jornadas de IA, espera-se que as práticas e estratégias evoluam, moldando um futuro onde ela desempenha um papel central na inovação tecnológica.
Visibilidade total como prioridade
Mas na hora de se proteger, as organizações não estão agindo de forma imprudente. Quando questionadas sobre suas prioridades para 2024, 100% das organizações estão comprometidas em obter visibilidade total sobre todo o seu pipeline para implementações de IA. Essa visibilidade inclui conjuntos de dados contendo informações sensíveis e contextos inferidos. Quase todas as organizações (99%) definirão políticas e garantirão que o acesso a modelos e serviços de IA seja concedido apenas com base na necessidade. Além disso, 98% planejam criar um inventário de modelos de aplicações assistidas por IA generativa que já foram implantadas.
A obtenção de visibilidade total sobre os pipelines permitirá às organizações serem transparentes e conformes com as regulamentações de proteção de dados. Definir políticas claras e restritivas de acesso aos modelos de IA ajuda a minimizar o risco de uso indevido ou acesso não autorizado, protegendo assim informações sensíveis e a integridade dos sistemas.
No entanto, esse equilíbrio entre inovação e segurança não é simples. As organizações devem investir continuamente em treinamento e capacitação de suas equipes, garantindo que todos estejam atualizados sobre as melhores práticas de segurança e as últimas ameaças emergentes. Além disso, a colaboração com especialistas em cibersegurança e a adoção de tecnologias de segurança avançadas serão essenciais para manter uma postura de defesa robusta.
A e-Safer está sempre acompanhando essas inovações, e com profissionais especializados e treinados, conseguimos adaptar nossas soluções e oferecer ferramentas que podem te ajudar a se adaptar nessa nova tendência do mercado. Deixe a vida da sua equipe de TI mais fácil com plataformas que podem cuidar do monitoramento e gestão da sua infraestrutura de forma muito mais fácil e eficaz. Quer saber mais? Confira nosso site e entre em contato conosco hoje mesmo!