A jornada que a grande maioria das empresas enfrenta ao migrarem para a nuvem nunca é linear. Trata-se de um processo contínuo de adaptação, aprendizado e transformação que define o futuro das operações empresariais. Em um mundo onde a digitalização se tornou um imperativo estratégico, as organizações estão investindo em tecnologias de nuvem para garantir sua competitividade, agilidade e eficiência operacionais.
A integração nativa de nuvem implica em projetar e desenvolver aplicações diretamente para o ambiente de nuvem, tirando total proveito das suas capacidades e benefícios, o que resulta em melhor escala e flexibilidade para as empresas. Mas investir nesse tipo de tecnologia requer a construção de um processo detalhado e de uma cultura organizacional, o que pode levar a um caminho de desafios e oportunidades.
Utilizando as informações separadas pela pesquisa da Palo Alto Networks, vamos entender melhor como as empresas estão encarando essa transformação digital ao redor do mundo durante esse ano de 2024.
Tecnologia em nuvem com maturidade
Quando falamos sobre maturidade relacionada à nuvem, estamos falando de princípios além da simples adoção de tecnologias. Ela reflete os processos internos e a capacidade de aproveitar as capacidades de transformação dos negócios. Entre os participantes da pesquisa deste ano, os níveis de maturidade variam desde o uso de infraestrutura básica para projetos específicos até a integração extensiva e ambientes totalmente nativos.
Isso demonstra que a jornada é única para cada organização, dependendo de suas necessidades, objetivos e recursos. À medida que ganham confiança e conhecimento, as empresas conseguem avançar de planejamentos mais básicos para integração mais profunda, adotando metodologias ágeis de desenvolvimento e operações que permitem um uso mais eficiente e eficaz da nuvem.
No outro extremo do espectro, encontramos organizações que atingiram um alto grau de maturidade, operando em ambientes totalmente nativos. Essas empresas redesenharam e otimizaram seus processos para tirar pleno proveito dos recursos e capacidades que a nuvem oferece, como automação de processos, DevOps e integração contínua/entrega contínua (CI/CD), que permitem um ciclo de desenvolvimento mais rápido e eficiente.
O método Lift and Shift
A preferência pelo método de migração “lift and shift” (35%) alinha-se com uma abordagem pragmática que muitas organizações preferem, que envolve mover aplicativos e dados para a nuvem com poucas ou nenhuma modificação. Isso permite uma transição rápida e minimiza o impacto nas operações diárias, tornando-se uma escolha para quem busca uma adoção rápida sem a complexidade inicial de refatorar ou redesenhar suas aplicações.
A pesquisa mostra que 36% das organizações com três ou mais anos de experiência na nuvem começaram com esse método, mas elas reconhecem benefícios de longo prazo de uma abordagem nativa. Portanto, apesar de ser uma maneira rápida e pragmática de começar a migração, a evolução para o desenvolvimento nativo é um indicador de maturidade e capacidade de maximização dos benefícios que a nuvem tem a oferecer, além de uma eficiência maior de custos a longo prazo.
Como encarar o futuro da nuvem?
Entre os países entrevistados, percebemos que as regiões de mais destaque foram a Austrália (26%), Singapura (26%) e os Estados Unidos (24%) como líderes, com aproximadamente um quarto de suas organizações operando em ambientes totalmente nativos de nuvem. França e Alemanha seguem com 17% e 14%, respectivamente.
À medida que as organizações aprofundam seus investimentos na nuvem, elas também evoluem suas abordagens para a implantação de aplicações com mais recursos, requisitos complexos e foco estratégico na inovação.
Basicamente, é possível se beneficiar com a migração para nuvem de várias maneiras e em várias escalas. As organizações conseguem obter mais benefícios quando se organizam estrategicamente para focar em produtividade, escala e custo benefício, o que acaba levando para o desenvolvimento nativo de ferramentas em nuvem.
Não há mais tempo a perder caso seus funcionários não estejam treinados em ferramentas em nuvem, ou se a sua organização ainda não fez essa migração. O futuro da tecnologia está indo para as alturas, fazendo com que as empresas que queiram se manter atualizadas tenham que olhar para as nuvens.
Próximos passos
E como está a situação da sua empresa? Quer migrar mas não sabe exatamente por onde começar? Ou começou de forma básica e quer buscar esses métodos mais avançados para colher benefícios ainda maiores para o seu negócio? A e-Safer pode te ajudar! Com uma equipe completa e especializada, nossos funcionários estão à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, com soluções que se adaptam ao seu negócio.
A cibersegurança é o nosso lema, e conseguimos monitorar e gerenciar tudo o que acontece dentro da sua organização para que você possa focar em outras questões mais urgentes, além de que, caso algum alerta aconteça, nossa equipe entrará em contato com as pessoas certas, colocando em prática um plano de resposta a incidentes feito para você.
Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais!