Muitas atualizações de tecnologia e novas ameaças fazem com que as equipes de TI tenham que se atualizar cada vez mais rápido e se adaptar a novas táticas e estratégias de segurança. O Zero Trust é uma estratégia extremamente conhecida e que pode resolver muitos problemas quando o assunto é acesso não autorizado e usuários com acessos irregulares. Uma vez infectados, esses tipos de usuários podem fazer com que o resto da empresa acabe sendo invadido, colocando dados sensíveis e clientes em risco.
Em parceria com a Tenable, vamos abordar nesse blog post como você pode utilizar o Zero Trust na hora de montar sua estratégia de segurança, e de que forma soluções especializadas podem te ajudar.
Como funciona o Zero Trust?
Ao contrário das abordagens convencionais, que pressupõem confiança implícita uma vez que um usuário ou dispositivo está dentro do perímetro da rede corporativa, o Zero Trust adota uma postura de desconfiança contínua, onde nada é considerado seguro por padrão. Dessa forma, essa abordagem faz com que seja a necessidade verificar e autenticar continuamente todas as tentativas de acesso, independentemente da origem, localização ou identidade do usuário ou dispositivo.
Algumas das possibilidades que essa abordagem traz quando combinada com ferramentas eficazes são:
• Prevenção de vulnerabilidades baseadas em identidade, incluindo o Active Directory;
• Capture alterações no AD com análise automática das modificações, detecte ataques e comportamentos de risco
• Monitore e avalie os direitos dos usuários com controles integrados para cumprir
privilégios mínimos nas identidades de seus usuários
• Interrompa movimentos laterais detectando escalonamento de privilégios e abuso de direitos de confiança
• Obtenha visibilidade total de seus ativos e vulnerabilidades, incluindo TI, recursos de nuvem, dispositivos TO e endpoints remotos
• Incorpore a criticidade dos ativos com base no tipo de dispositivo, nas capacidades e na importância para a organização
Como preparar sua estrutura e VMs para receber Zero Trust
Com o desaparecimento do perímetro de rede tradicional, você precisa validar os direitos dos usuários, detectar movimentos laterais e empregar a higiene cibernética básica como componentes críticos para alcançar a segurança ideal que essa estratégia requer. As soluções da Tenable desempenham um papel fundamental na sua arquitetura Zero Trust contra vulnerabilidades baseadas em riscos, com gestão para garantir visibilidade completa, monitoramento contínuo e priorização de vulnerabilidades para a segurança do Active Directory.
Com essa abordagem de não confiar requer uma avaliação sistemática e contínua dos usuários e de suas permissões. O Active Directory (AD) é uma ferramenta fundamental utilizada para alcançar a segurança, permitindo a avaliação dos direitos dos usuários. Portanto, é fundamental que as organizações rastreiem e alertem sobre mudanças e evoluções no estado dos ativos e detectem continuamente movimentos laterais e
escalada de privilégios.
Com as soluções da e-Safer e da Tenable, você pode:
● Avalie os direitos dos usuários com controle integrado para impor privilégios mínimos nas identidades
● Acompanhe a evolução do estado dos ativos e alerte sobre alterações feitas em um único ativo do Active Directory
● Detecte movimento lateral com detecção integrada de escalonamento de privilégios e abuso de direitos
● Monitore continuamente atividades arriscadas do usuário que possam indicar comprometimento
Benefícios de combinar soluções com Zero Trust
Depois de entender melhor como funciona a abordagem Zero Trust e de que forma você pode combinar essa estratégia com máquinas virtuais, também é fundamental entender até onde os benefícios dessa escolha se espalham, e como toda a organização pode se beneficiar.
Ao enviar um ataque, os criminosos geralmente exploram privilégios para encontrar um caminho disponível até as informações que estão procurando. Embora as tecnologias de gerenciamento de identidade e acesso sejam essenciais, elas não conseguem fazer todo o trabalho sozinha.
Com as ferramentas adequadas, você pode encontrar pontos fracos no AD antes que as vulnerabilidades se espalhem, monitorar bancos de dados de usuários, auditar e avaliar todas as definições de configuração e relacionamento de entrada com o Active Directory, além de encontrar configurações incorretas e atualizações ausentes. Patches atualizados conseguem fechar brechas e prevenir ataques.
Obter visibilidade de todos os ativos e endpoints é fundamental para o desenvolvimento de políticas e aplicação dessa abordagem, que tem base em práticas de VM e risco, como a realização de descoberta e avaliação contínua de ativos, definição de criticidade de ativos e implementação de priorização para determinar se deve conceder, restringir ou negar acesso aos recursos.
Gostaria de entender melhor como podemos ajudar esses recursos a fazer parte da sua estratégia de segurança, dentro de sua organização? Nossa equipe especializada pode te mostrar como montar uma estratégia de monitoramento e gestão, tudo de acordo com as leis e regulamentações do seu setor.
Entre em contato hoje mesmo e descubra como atender as necessidades do seu negócio de forma eficaz e segura. Confira nosso site e saiba mais!