O ano de 2023 veio recheado de novas tecnologias e inovações que não param de se atualizar. Estar por dentro de todas as novidades e acompanhar as trends do momento é algo que acaba refletindo em todos os departamentos, desde equipamentos mais sofisticados para sua equipe, melhores ferramentas de trabalho, até questões de cibersegurança e ataques aos dados de clientes. Para que o mundo da tecnologia se mantenha informado e na mesma página, alguns relatórios têm reunido informações relevantes da área.
Com o final da Q1 se aproximando, a necessidade de mostrar resultados e mudanças eficazes é o grande objetivo dentre as empresas. Nós, da e-Safer, explicamos neste post quais foram as tendências para este ano e que ainda não é tarde demais para sua empresa se atualizar e se adequar.
O que é a transformação digital?
Começando do básico, vamos entender o que significa esse conceito. Transformação digital é um termo utilizado para descrever a utilização de tecnologia para melhorar, otimizar e transformar processos, modelos de negócios e experiências do cliente. Basicamente, é uma mudança significativa na maneira como as empresas operam e se relacionam com seus clientes, parceiros e fornecedores, através da incorporação de tecnologia em todas as áreas do negócio.
A transformação digital pode incluir a adoção de inteligência artificial, big data, Internet das Coisas (IoT), cloud, entre muitas outras. Mas ela não para por aí, e não é apenas sobre tecnologia. Também envolve mudanças culturais e organizacionais que dizem respeito as pessoas dentro das organizações, como a adoção de uma mentalidade ágil, uma abordagem orientada a dados, a colaboração entre equipes e a implementação de processos de inovação.
Por isso, é importante entender que a transformação digital é um processo que envolve toda a empresa, e não somente a equipe de TI ou que se relaciona diretamente com os clientes.
As 10 tendências de tecnologia para 2023
A HCLTech é uma empresa internacional com expertise em transformação digital, engenharia e cloud, com parceiros ao redor de todo o mundo. É comum que eles produzam um relatório anual falando sobre as tendências tecnológicas daquele ano, e já estão na sétima versão. Para 2023, Kalyan Kumar, Líder de Ecossistemas e CTO Global da HCLTech, comenta que, para organizar ou reorganizar o futuro do trabalho, é importante abrir a mente e optar por metodologias de constante aprendizado – aprender, desaprender e reaprender.
Mas e o que o relatório deste ano diz? Vamos ver os principais pontos presentes no relatório e o que a HCLTech tem a dizer sobre cada um deles:
- Atravessando a jornada da IA: Em 2023, vamos presenciar a democratização da Inteligência Artificial, desde chatbots (como, por exemplo, o tão falado chat GPT) até a integração de chips para o desenvolvimento de hardwares habilitados para trabalharem com IA.
- Multicloud: A progressão para a multi-cloud será acelerada. A indústria deste setor irá expandir ainda mais, com mais da metade das organizações usando soluções cloud em seus ambientes até 2027.
- Melhorando a cibersegurança: Aplicações industriais com tecnologias quantum serão implementadas para possibilitar comunicações seguras através de modelos de machine learning.
- Plataformas low-code e no-code acelerando o desenvolvimento de super-apps: A tecnologia low-code e no-code tem acelerado o ritmo da transformação digital. Até 2024, o desenvolvimento low-code somará mais de 65% das atividades de desenvolvimento de aplicações.
- Experimentando o ‘verso’: Com tecnologias como o 5G, IA e realidade aumentada, as organizações vão continuar a se destacar criando experiências imersivas nos próximos anos.
- Explorando os limites das aplicações: O 5G irá se tornar de fato o padrão nos próximos anos, com colaborações entre empresas de comunicação e os segmentos de aplicações inovadoras.
- Blockchain no centro da economia descentralizada: A mudança no status quo em direção a web 3.0 está sendo abastecida pela blockchain e pelos NFTs. Como resultado, 2023 será um ano focado em atualizar e restringir as regulações relacionadas ao mundo crypto para tentar lidar com sua natureza volátil.
- Práticas sustentáveis se tornando prioridade: Os próximos anos serão focados na sensibilização de práticas sustentáveis, e como a tecnologia pode ajudar nas métricas de performance voltadas para sustentabilidade e objetivos ambientais, sociais e de governança da empresa. (Também conhecidos para ESG)
- Redefinindo a experiência dos funcionários: Para quase 50% dos líderes de RH de todo o mundo, a experiência dos funcionários tem se tornado umas das principais preocupações. Tecnologias de ponta podem trazer experiências melhores – desde a contratação até mesmo na questão do engajamento desses funcionários.
- Colaboração entre humanos e robôs: Os robôs colaborativos com comportamento seguro ao redor das pessoas será algo comum nos próximos anos. A empatia computacional irá ajudar nesta tendência, detectando emoções e respondendo de acordo com elas.
A e-Safer pode te ajudar
Com soluções desenvolvidas visando a melhoria da segurança dentro da sua organização, a e-Safer possui pessoas dedicadas e treinadas para te ajudar a seguir as tendências do mercado e estar atualizado sempre. Desde proteção de caixa de emails com o Envio Seguro, até mesmo com técnicas para a prevenção de fraudes, somos referência no país quando o assunto é cibersegurança.
Já parou para pensar o quanto sua empresa poderia se beneficiar de um SOC próprio? Podemos ajudar com isso. Monitoramos, analisamos e identificamos ameaças de cibersegurança e riscos que possam impactar suas operações e respondemos aos incidentes de forma estruturada apoiada em processos pessoas e tecnologias.
Quer saber mais? Entre em contato conosco para uma demonstração personalizada de acordo com o seu ambiente e a sua organização. Tenha métricas e melhorias na sua apresentação do Q1 e veja os resultados dentro da sua empresa.